Pular para o conteúdo principal

36. Encouraçado

Rio Longá em Boqueirão (PI)

Esse retrato ganhou um concurso de fotografias. Está em na agenda (2023) de uma instituição pública piauiense. As paisagens bucólicas são encantadoras. Quando o cansaço da bicicleta aperta, elas revigoram a passagem entre José de Freitas (PI) e Cabeceiras (PI). A vegetação esverdeada pela chuva, as nuvens esparsas que de quando em quando encobrem o sol. Os corpos d'água que se vê pelo caminho. É raridade, é pureza. Eu amo o interior do Piauí.

Há uma semana comecei o meu segundo curso técnico. Quando ingressei no instituto federal, a afeição pela matemática projetou duas opções: informática ou contabilidade. Um pela manhã; o outro à tarde. Uma exata com começo, meio e resultado; a outra humana: inconstância, projeções e perspectivas. Foram quase cinco anos enfrentando o sol do meio-dia, ouvindo a seleção de melhores músicas do Roberto Carlos nas linhas 104 (Santa Maria Shopping) ou 201 (Santa Maria Centenário). Ouvir Amada Amante na trilha sonora de Tapas e Beijos me acertou, como era esperado, de emoção e nostalgia. Hoje, com as oscilações vivenciadas desde aquela escolha, pude perceber que, além de me maravilhar com o funcionamento de computadores da forma como nunca me alegrei nas outras formações, a vida acontece para que nossas experiências se transformem em sorte. E o destino, óbvio, é sempre construído.

Escanteando o lattes, sou diagnosticado com o Transtorno de Personalidade Esquizoide (TPE). Sim, no início também confundi com o parônimo e, em que pesem traços assemelhados, são completamente distintos. Como descobri? Primeiro: dentista por conta do briquismo. De certo, ignorei a recomendação. Segundo: gastroenterologista depois de uma série de exames para descobrir a causa de certas dores na região da barriga que, lavado de roupa, me torciam do avesso: eu chorava sem poder me mover, sequer falar, enquanto o meu tórax contraía e agulhadas me atravessavam de um lado a outro. Enquanto isso, definhava já próximo da inanição porque, toda vez que comia, a tortura começava novamente. Fiz de tudo: testes de intolerância, a famosa borracha com câmera por cima e por baixo, remédios para gases. A resposta foi: "isso é psicológico". Terceiro: engolindo o preconceito de que "eu não sou doido", em poucos encontros a psiquiatra entregou o laudo. Entendi as muitas situações que vivenciei. Umas já nem lembrava, ou preferi recalcar e, da lembrança, a explicação das dores e da patologia em si. Para ser mais claro: fui abusado quando ainda era criança por um parente. De lá, o combo clássico: "se tu contar, eu te mato; tu vai para o inferno". Com as sessões, relatos familiares pareceram então fazer sentido: deitar de olhos fechados na avenida onde passavam ônibus, os remédios no armário da minha avó, as folhas de não-se-pode que engoli. Se para a sua mãe, tudo é pecado; para o seu pai, é motivo para espancamento, aquilo parecia uma solução. Em algum momento, concordei com "relações interpessoais não são gratificantes" e o silêncio forçado começou a enraizar em mim. E o mundo pareceu também silenciar aos poucos. Não culpo meus genitores. De jeito algum. Eles fizeram o melhor que podiam para me criar. Ambos têm históricos mais doloridos que o meu. Pelo contrário. O casamento deles somente durou para que seus filhos pudessem ser criados. E, depois de adulto, percebo que eles, àquela época, deveriam estar igualmente ou ainda mais perdidos. "Somos os mesmos e vivemos como os nossos pais". Com a vida, você é forçado a tomar escolhas. E eu sou eternamente grato por terem me escolhido.

Eu amo meus pais, familiares, amigos, companheiros de trabalho. Isso me fez querer saber o que me acometia, pois, no fim, sinto, abstratamente, culpa por não saber sentir ou demonstrar como eles. Não tem cura. Com o ceratocone no olho direito, a idade avançando e a vida em movimento, resolvi escrever sobre isso. A escrita é linha de fuga. É meu remédio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

39. O Vulto

Lenda baleada pela segunda-feira Apossado de qualquer trocado para ir à locadora, sempre via um ou outro pôster da franquia Halloween . Ouvi toda a discografia da banda homônima - que por sinal emocionou demais na adolescência - antes de assistir aos filmes. E foi uma boa escolha. Terminei hoje à tarde os dois primeiros. No fundo, excluído o desejo homicida, eu sou o protagonista. Amo quando passo horas e horas a observar o mundo, o movimento das pessoas, o ritmo do que se leva e do que é levado. Em silêncio, diluir as inquietações pelo revés do olhar. As intensidades que colorem a mesmice da vida desembocando como cachoeira para dentro de mim. Desfocar o significado do que se vê. Apenas sentir. Ou, quem sabe, de canto a outro, imergir no que é desintegrado. No que está desintegrando. Ruínas de histórias. Um novo enredo que é levantado. O jeito com que ele apagou toda a subjetividade para, aguardando em hiatos, lançar o que restou pelas sombras. Beber da imortalidade. Anunciar a lucide

35. Constelação castanha

Caminhos da roça Deus está no mundo, o mundo está em Deus. Tudo o que existe, existe em Deus. Essência é potência. Deus é a potência absolutamente infinita.  Com Deus, tudo é permitido [Benedictus de Spinoza]. Ele é fundo imanente por meio do qual as estruturas transcendentes se estabelecem em graus, gradientes e gradações. Ele é o horizonte celeste que é atravessado por um por do sol. A folha em branco onde se escrevem as histórias. As diferentes pressões que, confrontadas ou decompostas, ressoam como o vento. Elas são o vento. Ventanias que, de súbito, memoram situações.  Não sei bem que dia era aquele. Dentro do ônibus, indo para a faculdade. Meio vazio, igual ao coração. Ziguezagueava pelas ruas mal iluminadas da Nova Brasília. No fone de ouvido, uma canção que entrecortava o peito. Planet Caravan [Black Sabbath]. Com vontade de me matar. Não de tristeza. Ninguém se mata de tristeza. As pessoas já estão mortas por dentro quando decidem antecipar a única certeza que se tem na vida.